Android Lollipop possui falha de segurança que permite pular bloqueio de tela

android

Atenção usuários do Android, enquanto muitos ainda estão temerosos quanto aos riscos de terem seus dispositivos invadidos por hackers que souberem explorar o Stagefright, temos uma nova e grave falha que afeta todos os que estiverem com a versão mais nova do sistema do robozinho verde, a 5 Lollipop.

A nova falha de segurança foi descoberta por pesquisadores na Universidade do Texas, que demonstram o feito em um vídeo publicado ontem (15) no Youtube. Especificamente, se trata de uma forma muito simples de burlar o bloqueio de tela com senha, permitindo que qualquer pessoa possa ignorá-la e ter acesso total ao conteúdo do smartphone ou tablet sem conhecer a senha verdadeira.

O processo envolve, basicamente, requisitar a tela para chamadas de emergência, por meio da qual o invasor copiará e colará repetidas vezes qualquer combinação de caracteres até que o sistema entre em colapso e abra a câmera, cedendo o acesso total para os arquivos e aplicativos do dispositivo pouco tempo depois.

Felizmente, essa nova vulnerabilidade está presente apenas no Android Lollipop, que implica “apenas” em 20% de todos os dispositivos com o sistema móvel da Google no mercado. E é importante desconsiderar também os dispositivos da linha Nexus que receberam a mais nova atualização para a versão 5.1.1 (LMY48M), que já possui a correção.

A Google foi alertada sobre o problema no mês de junho, tendo tempo suficiente para resolver a questão em seus próprios dispositivos, mas agora que o problema se tornou público as demais fabricantes também terão que correr para corrigir o Stagefright e essa nova falha igualmente grave.

Os usuários que estiverem com o Android Lollipop devem evitar utilizar senhas na tela de bloqueio, dando preferência para padrões com gestos ou PIN. É claro que aqueles que contam com o sensor biométrico devem recorrer a ele para garantir segurança e praticidade. Também é preciso lembrar que o usuário mal-intencionado terá que estar com o seu dispositivo em mãos, então, muito cuidado com os locais em que guarda o smartphone ou tablet.

Matéria original: http://www.tudocelular.com/android/noticias/n60951/android-lollipop-falha-seguranca.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *