Como o sinal Wi-Fi atravessa as paredes?
Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética, o que significa que podem viajar pelo ar e até mesmo no vácuo e atravessar objetos sólidos. São utilizadas para comunicação, como na transmissão de rádio e televisão, telefonia celular, radar e GPS.
Além disso, têm usos não relacionados à comunicação, como no aquecimento de alimentos em fornos de micro-ondas ou no cozimento com aquecedores dielétricos de radiofrequência.
Micro-ondas são usadas nas transmissões de comunicações, porque atravessam mais facilmente a atmosfera terrestre, com menos interferência do que ondas mais longas. Além disso, as micro-ondas permitem uma maior largura de banda do que o restante do espectro eletromagnético.
Veja no gráfico abaixo que as ondas se diferem em suas características, principalmente em frequência e tamanho. E dependendo de suas características, têm finalidades diferentes.
Por quê a as ondas do Wi-Fi atravessam paredes e a luz não?
Ondas de rádio e luz visível são formas de radiação eletromagnética, mas diferem em seus comprimentos de onda. Ondas de rádio têm comprimentos de onda muito maiores do que a luz. A capacidade da radiação eletromagnética de passar através de materiais, como paredes de cimento e tijolos, vai depender do comprimento de onda da radiação e das propriedades do material.
Quando uma onda de rádio encontra uma parede, ela pode difratar em torno dos obstáculos na parede, penetrar por pequenas aberturas no material ou absorver e depois reemitir do outro lado.
Comportamento das Ondas de Rádio em Diferentes Materiais
- Metal:
- Condutividade Elétrica: Os metais são excelentes condutores elétricos. Quando uma onda de rádio incide sobre um metal, os elétrons livres no metal oscilam em resposta ao campo elétrico da onda. Essa oscilação cria correntes elétricas que absorvem a energia da onda e a dissipam como calor ou a refletem.
- Reflexão e Absorção: Devido à alta condutividade, os metais refletem a maioria das ondas de rádio e absorvem a energia restante. Isso impede que as ondas de rádio penetrem no metal.
- Vidro:
- Baixa Condutividade Elétrica: O vidro é um isolante elétrico, com poucos elétrons livres para interagir com a onda de rádio. Isso significa que o vidro não absorve ou reflete a energia da onda de rádio de maneira significativa.
- Transparência às Ondas de Rádio: Como resultado, as ondas de rádio podem passar através do vidro com pouca perda de energia. O vidro é transparente não apenas à luz visível, mas também a muitas frequências de ondas de rádio, incluindo 2.4 GHz.
- Paredes de Cimento:
- Baixa Interação: As ondas de rádio, com seus comprimentos de onda mais longos, não interagem tão fortemente com os átomos e moléculas do cimento. Em vez disso, essas ondas podem difratar (contornar) os obstáculos, refletir ou penetrar através das aberturas e fissuras no material. Embora o cimento e os tijolos absorvam parte da energia, uma quantidade suficiente do sinal pode ainda passar, especialmente se a parede não for muito espessa.
Os tipos de paredes também influenciam diretamente:
Material: O tijolo é um material poroso e heterogêneo, com propriedades que variam de um lote para outro. A densidade, a porosidade e a rigidez do tijolo influenciam diretamente nas ondas eletromagnéticas.
Espessura da parede: Paredes mais espessas tendem absorver mais as ondas.
Revestimentos: A presença de revestimentos como gesso, revestimento acústico, argamassa ou pintura podem alterar a massa e a rigidez da parede, influenciando a sua interação com as ondas eletromagnéticas.
Composição da parede: A presença de outros materiais, como metais, canos de água, no interior da parede também podem afetar diretamente a transmissão das ondas.
Condições ambientais: Fatores como temperatura e umidade podem alterar as propriedades do material e influenciar também.
Uma curiosidade:
As ondas eletromagnéticas geradas dentro do forno de micro-ondas, em questão de tamanho e frequência são idênticas às usadas em comunicação WIFI de 2,4GHz.
Repare que ele é revestido por metal e a porta possui uma grelha também metálica com pequenos furos e um vidro. Esses furos permitem passar a luz, mas não as ondas de rádio.
Isso acontece porque as ondas eletromagnéticas de micro-ondas são maiores que os furos dessa tela, mas as ondas da luz são muito menores. Além disso, o metal dessa malha interage fortemente com as ondas, criando um campo magnético conhecido como Gaiola de Faraday, impedindo nesse caso que as ondas consigam passar até mesmo pelas frestas dessa malha metálica.
Conclusão
As ondas de rádio podem atravessar paredes com mais facilidade do que a luz devido aos seus comprimentos de onda maiores e baixa energia, o que lhes permite difratar em torno de obstáculos e penetrar em materiais que bloqueariam a luz visível.