Temas para TCC em 2024

Escolher e delimitar o tema do TCC não é uma escolha fácil, mas uma escolha necessária e quanto mais cedo for feita, mais tempo terá para desenvolvê-lo.

Por isso é importante escolher um tema que além de ser claro e objetivo, deve ser relevante para a sua área de estudo, que seja interessante para você e que seja possível de ser desenvolvido dentro do prazo e com os recursos disponíveis.

A ideia do TCC de Telecom é usar a tecnologia para algo prático, do dia a dia e que se destaca pela sua inovação. 

Importante também é pensar na apresentação, para que não fique só na teoria mas que seja contextualizada, envolvente, didática e que consiga despertar atenção.

Não há problema nenhum unificar dois ou mais temas em um único trabalho. Se trabalhado corretamente é algo até positivo, desde que essa união seja muito natural, para não dar a impressão que essas abordagens são apenas para “fazer volume”.

No caso de um TCC de telecomunicações, existem diversas possibilidades de temas. Você pode buscar um tema totalmente inédito ou seguir algumas sugestões que listamos abaixo:

  1. Trabalho e produtividade remota: Vantagens, desvantagens e novas possibilidades do trabalho remoto. 
  1. A tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR): Uma área a ser observada é o ambiente de trabalho no metaverso. Teremos ambientes de reunião mais imersivos onde podemos conversar, debater e cocriar juntos. 
  1. “Identidade digital essencial” (core digital identity): É um conceito que nos conduz para identificar todos e tudo, criando uma base sólida para nossa presença online.
  1. Diversos tipos de biometria: Mesmo os tipos tradicionais de biometria já evoluíram muito. E dentre os tipos mais comuns podemos citar Impressões digitais, reconhecimento facial, íris, retina, voz, palma da mão, padrões de digitação e biometria vascular. 
  1. IA (chatGPT, BART e Copilot) foundation models (modelos fundamentais) e automação de processos: Vantagens, desvantagens, exemplos e tendências da inteligência artificial.  
  1. Os tokens não fungíveis (NFTs): Eles estão se tornando cada vez mais utilizáveis ​​e práticos. 
  1. A aplicação da tecnologia blockchain para autenticação de usuários em redes de telecomunicações: A necessidade, viabilidade técnica e financeira dessa tecnologia e seus benefícios é um tema bastante interessante.
  2. Segurança digital ou Cibersegurança: Com tamanha evolução de IA e velocidade das redes o inimigo não está apenas ao lado, ele pode estar também do outro lado do planeta.
  1. Sistema Imunológico Digital (DIS): Coleção de práticas e recursos para combate a ameaças digitais de aplicativos e serviços com algoritmos de aprendizado de máquina. 
  1. O uso de tecnologia de reconhecimento de voz e gestos em sistemas de automação residencial. Os tipos de sensores, a sua disposição e a interconexão de todos.
  1. Aplicação de técnicas de aprendizado de máquina na detecção de DDoS: Saber detectar e bloquear ataques DDoS ainda é uma tarefa complicada por ser muito rápido e volumoso, sendo impossível tratar de forma manual. É imprescindível o aprendizado de máquina.
  1. Prevenção e combate a ataques de Ransomware: O que já foi feito e o que ainda falta fazer para que os sistemas de proteção de ransomware sejam mais eficientes.   
  2. Desafios e Oportunidades do 5G:  Explorar os desafios de implementação e as oportunidades oferecidas pelas redes 5G, bem como considerar possíveis evoluções futuras.
  3. Edge Computing: Explorar como o edge computing está transformando as telecomunicações, especialmente em termos de latência e processamento distribuído.
  1. Redes Definidas por Software (SDN) e Funções de Rede Virtualizadas (NFV): Avaliar os benefícios e desafios da implementação de SDN e NFV nas redes de telecomunicações.
  1. Starlink – Redes de Satélite para Mobilidade em Áreas Remotas: Investigar soluções de conectividade em regiões remotas, incluindo o papel das redes móveis e de satélite como a Starlink, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *