Expresso V3 é destaque no 3º Cyber Security

Neste terça feira, 29, foi realizado o 3º Seminário Cyber Security – Seminário Internacional de Segurança e Defesa Cibernética, na cidade do Rio de Janeiro. Representantes do Serpro participaram do evento e destacaram o Expresso V3, a tecnologia de e-mail baseada em software livre e escolhida pela presidenta Dilma Roussef para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais.

“A espionagem eletrônica virou um tópico da agenda mundial. E o governo federal brasileiro vai usar uma solução pública com vantagens e segurança”, ressaltou o titular da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro, José Maria Leocádio, que participou do painel “Defesa Cibernética e Segurança da Informação – Soberania Nacional”.

Expresso V3 é destaque no 3º Cyber Security

Expresso na tela
O V3 foi ainda o carro-chefe do estande do Serpro no evento. “A ferramenta armazena os dados com infraestrutura do próprio governo, o que aumenta a segurança da comunicação”, reforçou César Vianna, que é analista da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais da empresa e fez as demonstrações ao público.

César falou ainda sobre as vantagens dos serviços de computação em nuvem presentes no Expresso V3: “Essa tecnologia proporciona redução de custos e também que informações do Brasil não parem em outros países e não facilitem a espionagem eletrônica”, enfatizou César. Vale ressaltar que os entes do governo poderão optar por armazenar e processar os dados trocados via V3 nos centros de dados do Serpro, que possuem toda a infraestrutura instalada em solo brasileiro e submetida à legislação do país.

O Serpro, que foi um dos patrocinadores do evento, participou ainda do painel “Internet e Soberania Nacional”, com Oscar Marques, da Superintendência de Operações. Além do Serpro, o seminário reuniu integrantes do Ministério das Comunicações, do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, das polícias federais e estaduais, de empresas de processamento de dados, de instituições financeiras, de operadoras de telecomunicações e do poder judiciário.

https://www.serpro.gov.br/noticias/expresso-v3-e-destacado-no-3o-cyber-security

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *