Google fecha parceria para ter cabos submarinos entre Brasil e Uruguai

cabos-google

O Google Brasil anunciou oficialmente o TANNAT, um cabo de dois mil quilômetros que levará a infraestrutura de fibra ótica da empresa de Santos, no estado de São Paulo, com a cidade de Maldonado, no Uruguai. O objetivo da Google é facilitar o acesso à internet a uma população cada vez maior.

A parceria da vez é com a Antel, a empresa de telecomunicações do Uruguai, e a Alcatel-Lucent Submarine Networks, provedora selecionada para construir o cabo. Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é brasileira, vai investir R$ 113 milhões na empreitada.

O prazo da obra é estimado em dois anos. Ele inclui seis pares de fibra para aumentar a capacidade total da banda larga dos sistemas de cabo submarinos já existentes em 90 TB/s (terabites por segundo) — um número 15 milhões de vezes mais rápido do que um cabo de modem comum, segundo a Google.

cab-google-2

O TANNAT se juntará a outra obra em andamento: o MONET, um cabo submarino de fibra ótica que conectará as cidades brasileiras de Santos e Fortaleza com Boca Raton, na Flórida.

Fontes: http://:www.tecmundo.com.br, http://googlebrasilblog.blogspot.com.br/2015/11/tannat-um-novo-cabo-para-america-do-sul.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *