Smartphones com malwares pré-instalados?

A empresa de segurança de G DATA denuncia que vários modelos de smartphones poderiam sair com malwares da fábrica.

Até uma dúzia de modelos testados foi detectada com malwares desde a sua saída da fábrica. Entre os terminais afetados estão os modelos das marcas Huawei, Lenovo e Xiaomi. O relatório da empresa especializada em segurança G DATA tem uma lista detalhada de telefones que foram afetados por esta situação. E, adianta que esta lista poderá ser bem maior.

As acusações desta empresa chegam ao ponto de explicar que os vírus chegam aos dispositivos móveis disfarçados de aplicativos legítimos. Este software malicioso seria uma fonte extra de financiamento já que poderia servir aos hackers para roubar os dados pessoais ou enviar mensagem de texto sem a autorização do usuário.

Para verificar se um dispositivo foi infectado, basta baixar um aplicativo gratuito (mais um!) desenvolvido pela G DATA, ativá-lo e esperar que seja detectada alguma anomalia. Este aplicativo está disponível na Google Play.

Não só os telefones que rodam o Android são suscetíveis a tais ataques. Soubemos recentemente que os iPhones, que tinham passado um processo de jailbreak, estavam sendo infectados por softwares maliciosos camuflados em forma de aplicativo alternativo ao da Apple Store. Definitivamente, mais uma razão para esbanjar cautela com os telefones móveis: baixar apps nunca é 100% seguro e livre de estar escondendo códigos maliciosos.

Matéria original: http://br.ccm.net/news/26901-smartphones-com-malwares-pre-instalados