MasterCard está testando tecnologia para pagamentos via selfie

Selfie

A empresa norte-americana de pagamentos MasterCard está testando uma nova tecnologia que pretende permitir que pessoas autorizem seus pagamentos através de selfies. Anunciado recentemente, o “Selfie Pay” utiliza o reconhecimento facial através das câmeras do smartphone para verificar a identidade de alguém e validar compras feitas via mobile.

Ao ter a certeza de quem está realizando compras com o smartphone, a empresa poderá evitar fraudes e dará mais comodidade aos seus clientes, que poderão dar uma rápida olhada em seus aparelhos para validar uma transação. Para realizar o cadastro de sua foto no sistema, basta que o usuário aguarde o telefone mapear seu rosto e o armazene em forma de arquivo. O sistema é basicamente um processo de verificação em dois passos.

A tecnologia está sendo testada de maneira pioneira com a Federal Credit Union nos Estados Unidos. A MasterCard também está realizando experiências com pagamentos via reconhecimento de impressões digitais utilizando scanners de smartphones.

No momento, apenas funcionários da empresa First Tech estão utilizando ambas as tecnologias e testando transações envolvendo contas falsas e dinheiro falso. Cerca de 200 funcionários estão participando atualmente da experiência, que deverá ir até outubro deste ano.

Caso os testes sejam bem-sucedidos, logo poderemos estar autorizando pagamentos com selfies. Catherine Murchie, vice-presidente sênior da MasterCard, diz em um comunicado que a companhia está “animada para explorar a biometria e estar engajada no primeiro piloto norte-americano da tecnologia vinculado ao Federal Credit Union”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *