Falha de design da Cisco é quase inacreditável

cisco1

Gostamos de pensar que produtos importantes da infraestrutura de uma rede são rigorosamente testados antes de serem lançados. Mas nem sempre é o caso! Há alguns anos, a Cisco foi forçada a fazer um pronunciamento devido a um sério erro de design que é tão besta que fica difícil acreditar que um produto assim chegou ao mercado.

Em outubro de 2013, a Cisco publicou um aviso alertando que os modelos de 48 portas dos caros comutadores 3650 e 3680 eram vulneráveis a um reset de sistema graças a um terrível descuido da equipe de design.

Nestes modelos, o botão de reset de fábrica fica exatamente acima da porta 1, o que é um problema, já que muito dos cabos de ethernet vêm com uma saliência que deixa os cabos presos ao aparelho, impedindo que eles se soltem por acidente. Por exemplo:

cisco2

Alguns destes cabos podem ter uma saliência mais comprida, a ponto de empurrar o botão sobre a porta 1 destes comutadores da Cisco, o que resetaria o sistema.

Você não terá um destes comutadores em casa — eles são projetados para centrais de dados e coisas do tipo. Então dá para imaginar como isso pode ser um erro traiçoeiro. Mesmo que o comutador não esteja configurado para derrubar o sistema por inteiro, você entende o que quero dizer – isso pode ser um tanto assustador.

E como a Cisco solucionou o problema? Use cabos sem a saliência ou quebre-a do cabo. Uma solução um tanto chata, não?

Claro, este problema não é o fim do mundo. É apenas uma incrível ilustração de quão colossal falhas de designs podem ser e como elas chegam ao mundo sem serem detectadas. [Cisco via Twitter via The Next Web via Gizmodo ES].

Matéria original: http://gizmodo.uol.com.br/falha-design-cisco/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *