Wi-Power: Recarregador de celular à distância

posto-recarga-celulares-sem-fios

Onidirecional e à distância

Engenheiros coreanos desenvolveram um carregador de baterias sem fios, à distância e onidirecional, ou seja que funciona com total liberdade de posição entre a fonte de energia e o aparelho a ser recarregado.

Esta é uma vantagem real, uma vez que os aparatos de recarregamento sem fios demonstrados até então exigem que o aparelho seja colocado sobre a base, o que não traz vantagens em relação a plugá-lo em uma tomada.

O dispositivo é capaz de recarregar múltiplos aparelhos simultaneamente, inclusive com o aparelho no ar e em uso.

Devido à semelhança dessa disponibilidade de energia com a disponibilidade de dados das redes Wi-Fi, a equipe batizou a tecnologia de Wi-Power.

Com novos desenvolvimentos e ampliação da área de cobertura, a expectativa é fornecer “zonas Wi-Power”, onde os usuários poderão continuar usando seus aparelhos, que captarão a energia automaticamente para recarregar as baterias.

Bobinas dipolo

O protótipo utiliza um transmissor plano de um metro quadrado, contendo duas bobinas dipolo feitas de materiais magnéticos de alta frequência, cada uma contendo um núcleo de ferrita e conectada a um capacitor ressonante.

Com as bobinas dipolo são mais compactas do que as bobinas tradicionais, foi possível criar uma estrutura que gera um campo magnético 3D acima da mesa de transmissão.

A equipe demonstrou o recarregamento simultâneo de 30 celulares, cada um drenando uma potência de 1 watt, ou cinco notebooks drenando 2,4 watts cada um – todos localizados a 50 centímetros de distância do carregador.

 

fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=wi-power-recarregador-celular-distancia&id=010115150828#.VeBYlJd1zLE