Verizon testa tecnologia que promete até 80 Gbps

A operadora norte-americana Verizon anunciou nesta terça, 11, ter completado testes bem sucedidos da tecnologia de rede ótica passiva NGPON2, a 013_verizonevolução das redes GPON. Os testes demonstraram transmissões de até 10 Gbps no downlink, mas o padrão, que agrega múltiplos sistemas 10GPON operando em diferentes pares de comprimentos de onda, num esquema DWMD de multiplexação), pode chegar a 40 Gbps ou até mesmo a 80 Gbps de capacidade de transmissão.

O teste de campo, realizado na cidade de Framingham, gerou quatro cores, cada uma capaz de 10 Gbps de downlink e 2,5 Gbps de uplink, podendo suportar velocidades simétricas em futuras versões. Um dos testes permitiu inclusive emitir sinais NGPON2 e GPON ao mesmo tempo, na mesma fibra. A operadora afirma ter conseguido também simular uma falha no sistema, corrigida ao trocar o sinal por outro comprimento de onda.

Assim, a Verizon afirma que fará uma RFP ainda este ano para compra de hardware e software para a nova plataforma NGPON2, atualizando a rede FiOS já existente. O teste foi feito com equipamentos da Cisco e da PT Inovação, braço de tecnologia da Portugal Telecom.

 

fonte: http://convergecom.com.br/teletime/11/08/2015/verizon-testa-tecnologia-que-promete-ate-80-gbps/?noticiario=TT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *