Software formata trabalhos acadêmicos nas normas ABNT automaticamente

fastformat

Um dos pesadelos dos acadêmicos aparentemente chegou ao fim. Três estudantes da pós-graduação em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um software que automatiza a formatação de trabalhos acadêmicos nas normas da ABNT. Batizado de FastFormat, a ferramenta é temporariamente gratuita.




O FastFormat funciona como um editor de texto convencional, mas já oferece as opções da ABNT para o usuário apenas substituir com o conteúdo correspondente. Para aqueles que precisam utilizar de equações e operações matemáticas, ele também faz a formatação em LaTeX, exibindo a equação logo após a escrita.

Uma das partes mais chatas da elaboração do trabalho é facilitada com o software: o registro das referências, bastando cadastrá-la num gerenciador de referências. Depois disso, basta copiar para o seu documento.

A ferramenta possui vários modelos, contemplando diversos tipos de trabalhos acadêmicos, incluindo artigos científicos nas normas da ABNT, periódicos, conferências científicas, TCCs e teses. Capas específicas para algumas instituições também estão disponíveis, incluindo a USP, UFSC, UFAL, UnB e UECE.

Ao final do trabalho é possível exportar o arquivo em formato PDF. Em um blog, eles ensinam como utilizar as ferramentas da melhor forma.

O FastFormat permanecerá gratuito por enquanto, mas à medida que ele for sendo desenvolvido serão estabelecidos preços de acordo com o nível de utilização do usuário. Qualquer um pode criar uma conta no site ou fazer login pelo seu perfil do Facebook ou conta do Google nesse site.