Engenheiros britânicos criam rodovias elétricas

Uma equipe de engenheiros britânicos estuda a implementação de um projeto para alavancar de vez a utilização de carros elétricos por grande parte da população. Por enquanto, a iniciativa ainda não foi aderida em massa por conta da baixa autonomia e da dificuldade em achar local para recarregar o carro. Tudo isso pode ficar no passado com as chamadas “rodovias elétricas”, desenvolvidas em parceria com o governo do Reino Unido.

Já pensou abastecer o carro apenas dirigindo sobre uma faixa? (Divulgação)
Já pensou abastecer o carro apenas dirigindo sobre uma faixa? (Divulgação)

O plano é instalar diversos conversores e estações de energia ao longo de estradas do país. A estrutura montada ao lado do acostamento seria capaz de enviar impulsos elétricos para a faixa da esquerda, sendo possível recarregar as energias à medida que o carro trafega por ali. A faixa exclusiva é a tentativa das autoridades de incentivar o uso de veículos elétricos.

 Esquema mostra como funcionam as estruturas de recarga (Divulgação).
Esquema mostra como funcionam as estruturas de recarga (Divulgação).

Os modelos atualmente comercializados no Reino Unido não são capazes de rodar muito com uma única recarga: o Nissan Leaf, por exemplo, consegue andar 135 quilômetros, enquanto o novo Tesla Model S alcança 370 quilômetros. Porém, com poucos locais disponíveis para a recarga – principalmente em comparação com postos de gasolina –, os carros elétricos ainda não são uma realidade para viagens envolvendo longas distâncias.

 

A iniciativa chamada de Estratégia de Investimento Viário prevê a instalação de estações de recarga a cada 32 quilômetros de todas as rodovias do país. O governo britânico já se prepara para um futuro em que a eletricidade será a maior força a mover veículos. Segundo estimativas da agência Highways, aproximadamente metade dos carros comprados em 2050 no Reino Unido será elétrico.

 

fonte: http://www.pop.com.br/sustentabilidade/engenheiros-britanicos-criam-rodovias-eletricas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *