Cursos gratuitos online para acelerar sua carreira

Manter os conhecimentos atualizados é vital em um mercado dinâmico como o de tecnologia da informação. A cada momento, uma nova onda surge e tecnologias ganham importância. Separamos seis cursos gratuitos oferecidos por instituições renomadas para quem quiser dar um upgrade na carreira. Contemplamos temas como segurança, nuvem, mobilidade e big data. As aulas são on-line e começam em breve. Então prepare-se!

Course

Criptografia II – Stanford

O curso online oferecido pela Universidade de Stanford foca no funcionamento de sistemas de chave pública e em protocolos de criptografia.  Os alunos aprenderão a aplicar no mundo real conceitos de construções criptográficas seguras. Inicialmente, conteúdo aborda as construções para assinaturas digitais e suas aplicações no mundo real, passando por protocolos de autenticação de usuário e protocolos de conhecimento nulo. Criptografia de curva elíptica e multi-party computation concluem o programa.

Início: 14 de setembro.
Duração: 6 semanas.
Esforço: 6 a 8 horas semanais.
Nível: Intermediário.
Idioma: Inglês.
Certificado: Não disponibiliza certificado.
Conhecimento prévio: Crypto I
(disponível em https://class.coursera.org/crypto-010/lecture/preview)

Link: https://www.coursera.org/course/crypto2

 

Networking e nuvem – University of Illinois

Aqui, o foco são as aplicações da rede no funcionamento da computação em nuvem e seu papel na infraestrutura compartilhada e na habilidade de mover e escalar aplicações em servidores. O curso também engloba topologia de rede de data centers físicos e sua tolerância a falhas; virtualização de rede; conectividade mundial, paralelismo massivo, redes definidas por software; controle de congestionamento, engenharia de tráfego e redes inter-data centers.

 Início: 26 de outubro.

Duração: 5 semanas.
Esforço: 6 a 8 horas semanais.
Nível: Básico.
Idioma: Inglês.
Certificado: Pago, US$ 50.
Conhecimento prévio: Know-how básico em redes.
Link: https://www.coursera.org/course/cloudnetworking

 

Mineração de processos: Ciência de dados na prática – Eindhoven University of Technology

Se Big Data é o futuro, a ciência de dados é a profissão fundamental e focar unicamente a armazenagem e a análise de dados não é o suficiente: o profissional da área precisa relacioná-los à análise de processos. Esse curso foca nas principais técnicas da mineração de processos, como algoritmos de descoberta que podem ser usados para aprender automaticamente novos modelos a partir de event data. O curso oferecerá softwares fáceis de usar, data sets reais e habilidades práticas para aplicar a teoria de forma direta em diversos domínios.

Início: 7 de outubro de 2015.
Duração: 8 semanas.
Esforço: 4 a 6 horas semanais.
Nível: Intermediário.
Idioma: Inglês.
Certificado: Gratuito.
Conhecimento prévio: Noções básicas de computação, lógica e estatística.
Link: https://www.coursera.org/course/procmin

 

fonte: http://computerworld.com.br/seis-cursos-gratuitos-para-acelerar-carreira