Pesquisadores ultrapassam capacidade de transmissão da fibra óptica

20150505132657_660_420

O mercado de tecnologia trabalha sob o alerta de que a internet está ficando robusta demais para a estrutura da fibra óptica, o que pode causar um colapso na forma como a rede é transmitida pelo mundo. Mas esse problema pode ser contornado.

Pesquisadores do Qualcomm Institute, de San Diego, descobriram como melhorar o poder do sinal óptico nesses cabos em quase 20 vezes, o que permitiu a transmissão à distância recorde de 11,9 mil quilômetros.

Como explica o Gizmodo, na fibra óptica o sinal é transmitido em uma série de frequências; conforme a quantidade de sinal transportado aumenta mais rapidamente, cresce também a interferência que cai sobre a rede. É como uma pessoa gritando dentro de um corredor: com a distância, o som vai perdendo a força.

Os pesquisadores desenvolveram combos de frequência que condicionam a transmissão de informações andes que eles se percam, o que é possível porque os pontos de distorção são previsíveis.

Ainda é preciso trabalhar para desenvolver o método a ponto de deixá-lo pronto para o mercado, mas ao menos já se sabe que é possível melhorar a infraestrutura atual até o ponto do próximo colapso.

 

Por: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pesquisadores-ultrapassam-capacidade-de-transmissao-da-fibra-optica/49436

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *