Google investirá US$ 600 mi em data center localizado em antiga termoelétrica

googleO Google anunciou a construção de um data center de US$ 600 milhões no nordeste do Alabama. No presente momento, o terreno é ocupado por uma usina termoelétrica prestes a encerrar suas operações no segundo semestre.

A unidade de armazenamento e processamento de dados será instalada próxima às margens do rio Tennessee, à sombra de chaminés de carvão desativadas, com a intenção de ser mantida à base de energia renovável.

A planta operada atualmente pela Tennessee Valley Authority (que provê energia a 9 milhões de americanos no sudeste do país) foi escolhida para abrigar o 14º data center do Google graças a seus vastos recursos energéticos – incluindo energia limpa – e água, que ajudará no resfriamento do sistema.

A usina Windows Creek foi construída na década de 50 e em seu auge registrou um contingente de 400 pessoas, hoje empregando 90 funcionários. Estima-se que o novo data center tenha cerca de 100 funcionários e especula-se que parte da mão de obra da termoelétrica possa figurar entre eles.

Patrick Gammons, gerente sênior de energia e estratégia de localização de data centers do Google, afirmou que a empresa aprimora gradualmente a eficiência de suas unidades, usando ferramentas como aprendizado de máquina para usufruir do potencial complete de cada watt. “Comparado a 5 anos atrás, nós agora obtemos 3,5 vezes a potência computacional com a mesma quantidade de energia”.

Por: http://computerworld.com.br/google-investira-us-600-mi-em-data-center-localizado-em-antiga-termoeletrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *