Design do Android 4.4 KitKat: visão geral das mudanças

O Android 4.4 KitKat traz, além de novas funções, também mudanças marcantes no design. A diferença não é tão grande quanto no salto do Android 2.x para 4.x, mas a equipe do Android otimizou em muitos pontos o aspecto do sistema operacional. Vou mostrar aqui as principais mudanças e novidades.
hto
© Google

Branco em vez de azul

Com o KitKat, o Google aposta no branco como cor de destaque, o que se vê de imediato nos símbolos da homescreen e na barra de notificações. São brancos também o “rastro” do teclado ao se deslizar o dedo pelas teclas e muitos outros elementos. O Google justifica essa mudança alegando que assim a atenção se voltará mais para o conteúdo, e não mais para o sistema operacional em si.

hto
Menos é mais: branco substitui o azul. / © Google

Personalização da marca

Outra novidade diz respeito aos aplicativos. Os desenvolvedores ganharam a possibilidade de mudar as cores e ícones dos seus apps com versões próprias, respeitadas algumas diretrizes do Android 4.4 e da linha geral de design do Google. O ícone de partilha de conteúdo, por exemplo, não pode ser substituído por um símbolo completamente diferente, mas pode ter outras cores.

hto
Google Wallet e Play Music: dois exemplos da personalização do design. / © Google

Apps em tela inteira

O Android 4.4 traz dois modos de tela inteira: no modo “Lean Back”, todas as barras de sistema desaparecem completamente, mas podem ser acessadas de novo através de um toque na tela. Ele é ideal para a reprodução de vídeos.

O modo “Immersive” também faz desaparecer todas as barras de sistema, e para fazê-las aparecer de novo é necessário deslizar o dedo de cima para baixo na tela. Esse é o modo ideal para jogos e outros aplicativos de multimedia.

Barras de sistema transparentes

Não apenas as barras de notificação e os botões na homescreen são transparentes. Também as barras de sistema e de ação permitem a visão da tela em segundo plano.

hto
Barras de sistema transparentes, aqui com o Google Maps no fundo. / © Google

Símbolos do lançador maiores

O Nexus 5, com sua tela Full HD de 4,95 polegadas, é um dispositivo XXHDPI. Isso significa que ele tem uma densidade de pixels particularmente alta. Para que os símbolos da homescreen não pareçam muito pequenos, o Google adaptou o tamanho dos ícones do KitKat, tornando-os 25% maiores. Os desenvolvedores deverão, da mesma forma, adaptar os ícones dos lançadores, que deverão ter o tamanho de 192 pixels (XXHDPI).

Novos gestos

Nos smartphones com grandes telas, o controle com uma só mão fica cada vez mais difícil. Para contornar esse problema, o Google criou dois novos gestos para o polegar: um clique duplo aumenta o campo automaticamente (como no Google Chrome) e um clique duplo seguido do deslizar do dedo para cima ou para baixo aumenta/diminui gradualmente o campo de visão da tela (como no Google Maps).

 

http://www.androidpit.com.br/design-android-4-4-kitkat-visao-geral-mudancas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *