Como funcionam TVs com conversor digital integrado?

A TV digital oferece imagens e áudio de maior qualidade do que o antigo padrão analógico, presente nos aparelhos de tubo. Para que a recepção ocorra, porém, é necessário que o sinal passe por um conversor, integrado ou não à televisão.

TV com conversor pode ser útil (Foto: Divulgação)
TV com conversor pode ser útil e evita gastos extras com um aparelho dedicado (Foto: Divulgação/Samsung)

Para quem vai contratar um plano de operadora de televisão a cabo, não há necessidade de comprar um conversor. Os equipamentos utilizados pela companhia já farão o trabalho de converter o sinal e levá-lo na melhor qualidade possível, Full HD (1080p), para o seu televisor. Já a pessoa que planeja aproveitar a qualidade, mas sem pagar por isso, precisa do aparelho.

Primeiramente, é preciso compreender que há dois sinais de TV aberta no Brasil: analógico e digital. O segundo tem melhor qualidade de imagem e é mais moderno. Porém, só funcionará caso sua TV seja capaz de recebê-lo. É aí que entra o conversor digital, que pode ser integrado ou não.

Este tipo de aparelho funciona de uma maneira bem básica: como diz o nome, converte o sinal. Basta o usuário ligar uma antena UHF tradicional à televisão que o conversor integrado dela será capaz de identificar o sinal e melhorar a qualidade dele do analógico para o digital. Sem a necessidade de um dispositivo externo para isso.

A antena capta o sinal analógico e o conversor o transforma em digital. A vantagem da TV com conversor integrado é que o usuário não vai precisar se preocupar em comprar um acessório separadamente para poder aproveitar a imagem digital. Basta apenas ter uma antena UHF, com instalação adequada para a sua localidade, já que a televisão não conseguirá identificar e receber os sinais sozinha.

Vale lembrar que, para acessar os canais em alta definição com melhor qualidade, é preciso não só uma antena UHF e um conversor digital integrado ou não, mas também que o aparelho de TV tenha suporte às resoluções HD (720p) ou Full HD (1080p).

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/como-funcionam-tvs-com-conversor-digital-integrado.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *