Laptop autossuficiente por energia solar

A SOL Laptops, uma divisão da canadense WeWi Telecommunications acaba de lançar no mercado um notebook 100% carregado por energia solar!
Os painéis são desdobrados a partir da tampa traseira da tela e, segundo o fabricante, após 2 horas de exposição ao sol o equipamento terá armazenado carga para 10 horas de autonomia!

SOL-LAPTOP

A oferta de notebooks robustos, resistentes à água e blindados não é uma novidade. Diversos fabricantes já oferecem, há muitos anos, modelos com variados níveis de tolerância a choques, desde quedas de 1,8m, até proteção balística; entretanto, quando pensamos nas aplicações desses equipamentos em ambientes hostis à tecnologia, sempre nos deparamos com a geração de energia.

SOL_1

Remeter a ideia de uso desses equipamentos exclusivamente ao uso militar é reduzir demais o horizonte de aplicações. Aqui mesmo, no Brasil, esses equipamentos são operados em mineradoras, flutuam embarcados em navios e plataformas, acompanham técnicos nos campos do agronegócio e estão presentes nas grandes obras espalhadas pelo país, como gasodutos e oleodutos, hidrelétricas, linhões de transmissão, ferrovias, transposição de rios e mapeamento geológico e de biomas.
Na grande maioria desses cenários a energia é gerada no próprio local, inviabilizando que um operador carregue consigo, a pé, um gerador para uma exploração de alguns dias.

Sol_2

Pequenos gadgets – como tablets e smartphones – quando dão conta da tarefa, podem contar com um pequeno (e leve) carregador solar; todavia, dependendo da quantidade de informação a ser coletada e tratada, o uso de um notebook torna-se indispensável. Nessa situação esse lançamento abre caminho para uma tendência que já vem se firmando e clamava por uma solução.

 

Referências:
SOL – Solar Powered Laptop
WeWi Telecommunications

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *